Portaria da Comissão para estudo da extinção da jornada 12x36

2 de Julho de 2015 às 13:11

ASSEMBLÉIA GERAL DA FENAVIST APROVA A CRIAÇÃO DE COMISSÃO DE DIRIGENTES PARA A ELABORAÇÃO DE ESTUDOS ECONÔMICOS E JURÍDICOS, VISANDO A EXTINÇÃO DA JORNADA DE 12X36 DOS VIGILANTES, E A IMPLANTAÇÃO DE JORNADA DIÁRIA DE 8 HORAS.

 No dia 23 de junho de 2015, a Assembleia Geral da FENAVIST deliberou criar uma Comissão de Dirigentes, para elaborar Estudo visando a viabilidade da extinção da jornada de 12x36 dos vigilantes, para passarem as empresas a adotar a jornada de 8 horas diárias. 

O assunto foi demoradamente discutido na reunião, com a apresentação dos Delegados Representantes de diversos Sindicatos Filiados, das dificuldades que as empresas vêm enfrentando em razão das incompreensões quanto ao regime de compensação que envolve essa jornada, tanto por parte do Ministério Público do Trabalho, quanto da Justiça, e ainda reclamações trabalhistas dos vigilantes, criando com isso, altos passivos trabalhistas injustificáveis. 

Todos relataram que para manter a jornada de 12 horas de trabalho com o descanso de 36 horas seguidas, é preciso que se continue como sempre foi, durante as mais de cinco décadas da atividade, considerados na compensação os intervalos intrajornadas, eventual prorrogação de jornada noturna e os feriados.

Depois das exposições foi deliberado criar uma Comissão de Dirigentes, que contará com assistência da Assessoria Econômica, e também jurídica, para elaborar estudos conclusivos, visando orientar às empresas sobre a extinção da jornada de 12x36, com a substituição por jornadas diárias.