Dia Mundial do Doador de Sangue

14 de Junho de 2016 às 09:10
Seu SANGUE pode salvar vidas!!

O Dia Mundial do Doador de Sangue, celebrado em 14 de junho, foi instituído pela Organização Mundial da Saúde – OMS. Com o tema “O Sangue nos Une”, a campanha de 2016 busca demonstrar a doação de sangue como um serviço comunitário, em que a participação popular é elementar para a manutenção de um seguro e sustentável banco de sangue.

Segundo a OMS, pesquisas mostram que um estoque adequado e confiável só é possível por meio da doação regular de voluntários. O voluntário regular é aquele que doa sangue, em média, três vezes por ano e se comporta como um multiplicador na sociedade, organizando doações espontâneas até mesmo fora de campanhas.

Hemocentro
A FUNDAÇÃO HEMOCENTRO DE BRASÍLIA, vinculada à Secretaria de Saúde do Distrito Federal, foi constituída pela Lei nº. 206 de 12 de dezembro de 1991 com personalidade jurídica de direito público, sem fins lucrativos, de caráter científico-tecnológico, educacional e de prestação de serviços à população do DF.

O Estatuto da FHB foi aprovado pelo Decreto 14.937 de 13 de agosto de 1993 e atribuiu à instituição a coordenação do SSCH - Sistema de Sangue, Componentes e Hemoderivados, com o objetivo de incluir no sistema todos os bancos de sangue da então Fundação Hospitalar do Distrito Federal. A centralização das atividades possibilitou a modernização do controle do sangue e hemocomponentes com padronização de metodologias e reagentes, atualização de técnicas, maior economia e segurança transfusional.

Serviços
A doação pode ser realizada na Fundação Hemocentro de Brasília localizada no Setor Médico Hospitalar Norte, Quadra 03, conjunto A, Bloco 03 - Asa Norte.

Funcionamento: de 2ª a sábado, de 07 às 18 horas.
Agendamento de doações: disque160 – Opção 2.
Informações: disque 160 Opção 2 ou (61) 3327-4424

Procure o Hemocentro de sua cidade e se torne um doador!