Conheça a Fenavist

Criação da Federação Nacional

No ano de 1982, na cidade de Curitiba, no Paraná, estavam reunidos os empresários de segurança privada e asseio e conservação de todo o país num seminário promovido pelo Sindicato do Estado para exposições e debates com empresários, autoridades e técnicos, sobre os problemas que afetavam as empresas, especialmente as decisões da Justiça do Trabalho, desconhecendo a sua legitimidade como empregadoras, estando presente o Delegado Regional do Trabalho e a Dra. Celita Oliveira Sousa, convidada para proferir uma palestra, auxiliada pelo empresário e economista Lélio Vieira Carneiro, sobre o tema “Legalidade e Função Sócio Econômica das Empresas de Vigilância, Asseio e Conservação”, tema esse do primeiro livro lançado no Brasil sobre a terceirização, surgiu pela primeira vez a ideia da necessidade de se contar com Federação Nacional para a defesa uniforme dos direitos e interesses das empresas em todo o país, por proposta do empresário Cláudio Neves, do Estado Bahia, que emocionou com o seu discurso todos os presentes, e obteve unânime aprovação.


html image example

Após a ideia de criar a Federação Nacional, os empresários de então começaram a percorrer o Brasil inteiro para a criação de sindicatos, pois a lei exigia um número mínimo de cinco sindicatos para que uma federação fosse registrada.

Criados os sindicatos, no dia primeiro de março de 1989, na Avenida Pacaembu, em São Paulo, nascia oficialmente a Federação Nacional dos Sindicatos das Empresas de Segurança, Vigilância e Transporte de Valores (Fenavist), que depois viria a se chamar Federação Nacional das Empresas de Segurança e Transporte de Valores. Sindicatos fundadores: Sindesp/DF, Sindesp/RJ, Sindesp/RS, Sindesp/CE, Sindesp/PR, Sindesp/MG, Sindesp/PE.

A Fenavist foi criada pela vontade de conscientização da sociedade por parte de todos os membros. Foi através da aproximação dos trabalhadores que queriam a valorização da classe; do movimento dos sindicalistas laborais com os empresários, que o setor de Serviços passou a ser respeitado em todo o país.

Atualmente, impulsionada pelo propósito de representar o segmento em todo o país, a Fenavist tem buscado inovar na qualidade dos serviços prestados e modernizar-se para acompanhar as mudanças do país.

Missão da Federação

“Assegurar às atividades de segurança privada melhores condições para gerar resultados positivos e contribuir para o desenvolvimento da sociedade, com o respeito à diversidade e promoção dos direitos humanos, inclusive das minorias.”

 

 

Visão da Federação

“Liderar o segmento empresarial representado com reconhecida influência no desenvolvimento das atividades da segurança privada, da sociedade e dos poderes constituídos.”

 

 

Valores da Federação

➢ Fortalecimento da representatividade;

➢ Gestão eficaz;

➢ Racionalização dos tributos;

➢ Busca da liberdade individual e coletiva na relação de emprego;

➢ Combate à informalidade e luta pela longevidade das empresas;

➢ Integração da Segurança Pública e Segurança Privada;

➢ Luta pela soberania da segurança privada nacional;

➢ Tratamento igualitário;

➢ Respeito à vida e à diversidade.

A Fenavist tem o compromisso de representar com ética e excelência os interesses da segurança privada no Brasil, assegurando os requisitos aplicáveis, sua credibilidade, resultados e sustentabilidade, através de:

- Investimentos constantes na capacitação dos seus colaboradores, diretores e representados;

- Utilização de recursos tecnológicos modernos;

- Valorização dos profissionais da atividade;

- Participação ativa no cenário nacional;

- Melhoria constante dos seus processos.


A Fenavist tem consciência de seu importante papel no desenvolvimento e aperfeiçoamento dos sindicatos, das empresas e profissionais de segurança privada do Brasil, na melhoria da segurança da sociedade e no desenvolvimento de ações sociais para a comunidade, e desta forma continuará como referência da segurança privada do Brasil.

- Fortalecimento da representatividade;

- Gestão Pública e eficaz;

- Racionalização dos tributos;

- Liberdade individual e coletiva na relação de emprego;

- Combate à informalidade e luta pela longevidade das empresas;

- Integração da Segurança Pública e Segurança Privada;

- Lutar de forma intransigente para a soberania da segurança privada nacional.

- Interceder junto a autoridades competentes em busca de soluções e entendimentos com base nos interesses e direitos da categoria

- Promover e assistir as empresas na realização e elaboração de Convenções e Acordos Coletivos de Trabalho, bem como auxiliar na resolução de conflitos em dissídios coletivos;

- Celebrar convênios e parcerias com sindicatos, entidades, empresas públicas e privadas, entre outros, no intuito de unir forças em assuntos de interesse comum

- Participar da administração dos serviços sociais SESC e SENAC, por meio de conselheiros eleitos

- Desenvolver trabalho junto a Confederação Nacional do Comércio (CNC)

- Exercer representatividade na Comissão Consultiva para Assuntos de Segurança Privada (CCASP)

Localizada no SBS, Quadra 2, bloco E, salas 1601/1602- Ed. Prime, a sede da Fenavist possui infraestrutura moderna e necessária a todas as atividades administrativa, financeira, de comunicação e estratégicas da Federação.


X